quarta-feira, 10 de outubro de 2012


TRABALHO DE HISTÓRIA SOBRE OS INDÍOS

Nome: João Augustho de Souza dos Santos
Professora: Marilene
Serie: 6ºano
Turma: 60


1) Como reagiram os índios brasileiros com a chegada dos portugueses?
Ele ficaram assustados quando os portugueses chegaram, porque eles acharam que os portugas fossem Deuses. Os índios nunca tinham visto caravelas antes, e eles acreditavam que os Deus viriam dos mares, eles também não conheciam os cavalos, então, no começo foi fácil, pois eles acreditavam que eram os deuses chegando.



2) Quais as tribos indígenas do litoral brasileiro?

Guarani


Tupinambás
 

Jê   
 
 3) Como moravam os indígenas?
 As tribos eram organizadas em aldeias, formadas por um conjunto de ocas, que eram as suas moradias. A esse conjunto dava-se o nome de taba, onde havia uma praça central, a ocara, para realização das festas e reuniões do conselho tribal e cerimônias religiosas.As tabas possuíam ao seu redor uma cerca de troncos, a caiçara, para proteção.


 

4) Qual sua alimentação?
Podemos dizer que a alimentação indígena é natural, pois eles consomem alimentos retirados diretamente da natureza. Desta forma, conseguem obter alimentos isentos de agrotóxicos ou de outros produtos químicos. A alimentação indígena é saudável e rica em vitaminas, sais minerais e outros nutrientes.
  


5) Como era sua religiosidade?Cada nação indígena possuía crenças e rituais religiosos diferenciados. Porém, todas as tribos acreditavam nas forças da natureza e nos espíritos dos antepassados. Para estes deuses e espíritos, faziam rituais, cerimônias e festas. O pajé era o responsável por transmitir estes conhecimentos aos habitantes da tribo. Algumas tribos chegavam a enterrar o corpo dos índios em grandes vasos de cerâmica, onde além do cadáver ficavam os objetos pessoais. Isto mostra que estas tribos acreditavam numa vida após a morte. 


 
6) Como eles são exterminados pelos Europeus?
Eles foram exterminados pelos Europeus com doenças trazidas por eles e por que não eram facilmente domesticados por eles.




7) Para que escravizavam os índios?
Os índios foram usados no Brasil desde os primeiros anos da colonização até o século XVIII. Os colonos portugueses escravizaram os índios para que eles trabalhassem, principalmente, na extração de madeira. Os índios escravizados cortavam e transportavam a madeira até as embarcações. Os índios eram muito explorados e recebiam duros castigos físicos quando se recusavam a trabalhar ou faziam algo errado. Muitos não agüentavam a situação e morriam.
  

8) Quem eram os jesuítas e o que queriam com os índios?
Os jesuítas eram padres da Igreja Católica que faziam parte da Companhia de Jesus. Esta ordem religiosa foi fundada em 1534 por Inácio de Loiola. A Companhia de Jesus foi criada logo após a Reforma Protestante (século XVI), como uma forma de barrar o avanço do protestantismo no mundo. Portanto, esta ordem religiosa foi criada no contexto da Contra-Reforma Católica. Os primeiros jesuítas chegaram ao Brasil no ano de 1549, com a expedição de Tomé de Souza, e queriam catequiza-los.



9) Como era a arte indigena?
A  arte não é uma atividade separada, individualizada. Normalmente, ela se mostra totalmente ligada à vida cotidiana e a elementos rituais, como nas pinturas corporais. Estas fazem com que cada grupo ou tribo indígena se torne diferente de outra. Mesmo assim, muitas tribos, como os Karajás, usam a pintura corporal como enfeite. A tinta usada pelas tribos em geral é totalmente natural, provinda de árvores ou mesmo de frutos.



10) Quais as contribuições dos indigenas para os custumes do nosso povo?
Os índios muito contribuíram para a formação do povo brasileiro. Do seu cruzamento com o branco formou-se o tipo mameluco que teve importante papel em grandes acontecimentos da História do Brasil: eram mamelucos muitos dos que participaram das entradas e bandeiras.
Dos antigos mamelucos descendem os atuais caboclos, que povoam principalmente a Amazônia. Embora muito mais raro, houve também cruzamento entre o índio e o negro. Desse cruzamento resultou o tipo conhecido por cafuzo.